

Neste post vou contar para vocês a história dos famosos Obento, as marmitas japonesas!
Sua origem vem do Período Kamakura (鎌倉時代 Kamakura Jidai, 1185 – 1333), marcado pelo governo do Xogunato Kamakura, estabelecimento do feudalismo no Japão e surgimento dos samurais. Os japoneses costumavam levar seu alimento para os locais de trabalho na agricultura, na pesca ou para a caça. Levavam um arroz que era cozido e depois seco ao sol, tornando-o não perecível. Esse arroz era chamado Hoshi-ii, e podia ser consumido seco ou reidratado em água fervente.
No Período Edo (江戸時代 Edo Jidai, 1603 – 1868), o bento começou a ficar mais refinado. Os viajantes costumavam carregar os Koshibentō (腰弁当) que eram presos em suas cinturas em bolsas que continham a comida embalada em folhas de bambu ou pequenas caixas feitas do mesmo material trançado.
Foi nesse período que surgiu o Makunouchi bento (幕の内弁当). Esse tipo de bento era a refeição dos espectadores do teatro Kabuki e Nô nos intervalos das peças. Também nesse período foram publicados livros com receitas para bento, pois as pessoas gostavam de levar uma refeição para eventos como o Hanami (花見, “ver as flores”).
Na Era Meiji (明治時代 Meiji Jidai, 1868 – 1912) surgiu o Ekiben (駅弁 ou駅弁当, Ekibento), que é o bento consumido em viagens de trem. Esse tipo de bento é muito famoso até os dias atuais, e pode ser encontrado à venda em estações de Trem bala (新幹線, Shinkansen), e com grande diversidade de ingredientes e formatos, inclusive alguns com embalagem na forma do próprio trem. Também foi nessa Era que alunos e professores começaram a levar bentos para as escolas, já que estas não serviam refeições, e muitos trabalhadores também os levavam para os locais de trabalho.
No Período Taisho (大正時代, Taishō Jidai, 1912 – 1926), as caixas de bento de alumínio eram consideradas um artigo de luxo por sua aparência que lembra muito a prata e por serem fáceis de limpar, porém isso se tornou um problema, pois mostrava as diferenças de classes sociais entre as pessoas. Como esse período é na época da Primeira Guerra Mundial, as diferenças entre as classes eram enormes e muitas pessoas perderam o que tinham devido à guerra, e as disparidades eram vistas com muita clareza nas escolas. Houve um movimento para abolir os bentos porque eles poderiam causar problemas tanto físicos, no sentido de não ter uma dieta adequada, pois não tinham dinheiro para uma boa alimentação, quanto psicológicos para as crianças. Durante a Segunda Guerra Mundial e depois dela, os bentos foram gradualmente perdendo sua popularidade. As escolas adotaram o uso de uniformes e começaram a distribuir refeições.
Foi a partir do final do Período Showa que os bentos voltaram a ser populares e continuaram em alta do Período Heisei pra frente. Essa alta na popularidade se deu pela invenção do micro-ondas e pelo início das vendas de bentos em lojas de conveniência em embalagens plásticas e baratas, e também surgiram novos tipos de caixas de bento de plástico vendidas em lojas de 100 ienes e com diferentes tamanhos, divisórias e formatos. Atualmente é algo extremamente comum ver pessoas carregando seus bentos para o trabalho ou escola, e todos são feitos com muita dedicação, seja por mães para seus filhos, por casais, ou pela própria pessoa que vai comer o bento.
Gostaram de aprender a História do Obento? Então fiquem ligados no próximo post sobre os tipos de bento que existem!
Créditos da imagem https://www.timeout.com/.../best-bento-boxes-at-tokyo...
Referências:
https://cotoacademy.com/traditional-japanese-bento/
https://www.japanesestyle.com/History-of.../923.htm
https://web-japan.org/kidsweb/virtual/bento/bento02.html
https://favy-jp.com/topics/2105
https://allabout-japan.com/en/article/300/
https://tokyocheapo.com/.../origin-bento-wants-to-take.../
0 comentários:
Postar um comentário