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Blog do CIATE - Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior - voltado para quem quer aprender mais sobre cultura, costumes e curiosidades do Japão.

sexta-feira, 9 de junho de 2023

Transporte público no Japão

 

Fonte: https://www.jrpass.com/blog/30-tips-on-how-to-use-japan-s-metros


O transporte público do Japão é um, se não o mais, eficiente do mundo. Todos os tipos de transportes são extremamente pontuais, limpos, organizados e seguros, o que costuma impressionar muitos estrangeiros que visitam o país.

Hoje vamos falar sobre o metrô no Japão, mais especificamente o metrô de Tóquio, e também sobre os ônibus coletivos. Todos os dias, aproximadamente 10 milhões de pessoas utilizam o metrô de Tóquio e, quando pensamos nessa quantidade de pessoas, já imaginamos algo super moderno e eficiente, e realmente é, mas precisamos ter em mente que o sistema ferroviário do Japão é bem antigo, e o metrô está ativo desde 1927! Já o metrô de São Paulo está ativo desde 1974 e transporta cerca de 5 milhões de pessoas por dia (metade do que o metrô de Tóquio transporta).



Fonte: https://www.tokyometro.jp/lang_en/station/index.html

O metrô de Tóquio parece bem complexo à primeira vista, parecendo um tanto quanto difícil de utilizar, mas isto é apenas uma primeira impressão. Como todos os trens e estações são bem sinalizados, acaba tornando-se fácil andar de metrô por lá. A pontualidade é inacreditável para muitos: se o metrô está marcado para chegar na estação às 10:01, ele chegará exatamente nesse horário, nem 10h, nem 10:02 ou, como pensaríamos aqui, 10:05. Caso o trem se atrase, mesmo que sejam alguns segundos, as estações já pedem desculpas pelos autofalantes e, se for um atraso maior, emitem até bilhetes que servem de atestado para quem precisa comprovar seu atraso, como estudantes e trabalhadores.


Fonte: https://english.kyodonews.net/news/2020/06/caf36b71f116-new-subway-station-opens-near-tokyos-toranomon-high-rise-complex.html

 Outra característica que também impressiona é a limpeza e organização tanto dos trens como das estações. No metrô não há um valor fixo de passagem como aqui no Brasil. Lá é cobrado o valor do percurso, ou seja, quanto maior o trajeto, maior será o valor da passagem. Para saber quanto vai gastar no seu trajeto, basta olhar para o mapa que fica acima das máquinas de comprar bilhete e ver onde você está, destacada com um quadro em volta, e até onde vai, e o valor sempre vai estar na estação em que vai descer, escrito em baixo do nome da estação. Os japoneses são muto cuidadosos com a limpeza dos ambientes públicos, evitando sempre jogar lixo no chão ou fora das áreas corretas (como a reciclagem é muito forte por lá, cada tipo de lixo tem um local certo para ser jogado). Os funcionários das estações encarregados da limpeza impressionam ainda mais pela sua agilidade em limpar os trens. Inclusive, nos trens bala, todos os vagões são limpos em apenas 7 minutos!  Vamos falar mais sobre os trens bala no próximo post.



Fonte: https://www.jrailpass.com/blog/tokyo-train-station

Falando um pouco sobre a organização das estações: os japoneses respeitam a ordem de entrada e saída dos trens e o lugar correto de utilizar escadas rolantes, mantendo o fluxo de pessoas sempre constante e sem gerar aglomerações por causa de alguém parado no lugar errado por exemplo. Nas estações podemos encontrar placas sinalizando de forma bem clara para onde se deve ir, e cada estação tem uma música específica para a chegada do trem e para sua partida, ajudando a evitar correrias e aglomerações  pois todos ficam sabendo onde estão (muito útil para quem está meio distraído ou cochilando no metrô) e se podem entrar ou não nos trens , bem diferente do que ocorre no metrô aqui de São Paulo, por exemplo, onde as pessoas saem correndo para entrar no trem ao ouvir o som indicando que as portas vão fechar e ainda as seguram para ficarem abertas por mais tempo, atrasando o metrô.



Fonte: http://lucky-japan.blogspot.com/2016/12/line-up-at-right-or-at-left.html

 

Também há bastante organização nas escadas rolantes das estações, pois todos respeitam a regra de deixar um lado livre para quem está com pressa e de ficar parado no lado correto para quem não tem tanta pressa assim. Em Osaka se deixa a esquerda livre (assim como aqui em São Paulo), enquanto em Tóquio se deixa a direita livre.



Fonte: https://www.japantimes.co.jp/culture/2014/01/16/events/events-tokyo/tokyos-public-transport-bureau-celebrates-90-years-of-bus-services/


Ônibus no Japão

Os ônibus do Japão também são bem diferentes dos daqui do Brasil. São extremamente pontuais, muito limpos e organizados, além de muito seguros. Assim como no metrô, não há um preço fixo da passagem, sendo cobrado o valor da distância percorrida, e você pode ver esse valor em uma tela que fica na parte de frente do ônibus e vai alterando de acordo com o trajeto. Ao entrar no ônibus, você deve ter em mãos um bilhete que será usado para conferir a distância que andou.

 



Fonte: https://ohayojepang.kompas.com/read/908/naik-dari-depan-atau-belakang-ini-dua-tipe-bus-di-jepang?page=all

O pagamento é feito na saída, em que se coloca o bilhete na catraca, num tipo de caixa, e ele calcula o valor, então é só depositar o dinheiro. Para andar pelo centro de Tóquio, se gasta em média 200 ienes e a entrada do ônibus é pela porta da frente, mas se for mais longe sairá mais caro, sendo cobrado pelo percurso, e a entrada do ônibus é pela porta central. Na hora de descer é só colocar o valor que aparece na tela, que fica na parte da frente do ônibus, na caixa que fica ao lado do motorista, e sair pela porta da frente. O recomendado é sempre colocar o valor exato da passagem com o percurso.

 



Fonte: https://www.shutterstock.com/pt/search/tokyo-bus


Outro aspecto que é diferente daqui do Brasil é que no Japão os ônibus anunciam as paradas em autofalantes, assim você não corre o risco de descer no lugar errado. Os motoristas andam uniformizados e atuam como cobradores também, mas isso é mais como uma formalidade, já que em todos os ônibus há caixas ao lado deles que contam o dinheiro.

 

Fonte:  https://www.japantimes.co.jp/news/2016/04/04/national/new-one-bus-terminal-opens-tokyos-shinjuku-station/


No Japão também é possível encontrar os ônibus de viagem, que circulam entre as cidades e levam para pontos turísticos, fazendo os trajetos dos trens e aviões por um preço bem mais em conta, (menos no caso do ônibus de luxo que vamos falar daqui a pouco). O preço das passagens varia de acordo com o percurso e com o tipo de ônibus, sendo os mais confortáveis mais caros, assim como aqui no Brasil, em que viajar para um lugar longe geralmente é mais caro do que para um lugar mais perto e ônibus executivos são mais baratos do que os de leito ou semileito. Muitas empresas disponibilizam informações e sites em inglês, e neles é possível conferir os trechos e reservar passagens com até um mês de antecedência. Você deve sempre prestar atenção aos prazos de retirada das passagens e estar com elas em mãos com antecedência no dia da viagem.


 

Fonte: https://www.osakastation.com/intercity-highway-buses-from-osaka/

 Os terminais rodoviários são bem modernos e organizados, e cada empresa tem o seu. É recomendado chegar no terminal pelo menos 30 minutos antes do embarque, que é realizado 10 minutos antes da partida, então se programe bem para evitar atrasos. As paradas dos ônibus também são super modernas, e possuem estrutura completa com banheiro e locais para comprar alimentos. Geralmente são feitas várias paradas de 15 minutos cada, e a dica que damos aqui é memorizar o local onde o ônibus estacionou para não se perder nos enormes estacionamentos e evitar atrasos. E lembre-se sempre de usar o cinto de segurança durante todo o percurso!

 


Também há ônibus exclusivamente noturnos no Japão chamados yakoubasu. Eles são uma boa opção para quem quer economizar, já que o preço de suas passagens é bem mais em conta.



Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=Hq_InRdho1A

Mas se dinheiro não for problema e você estiver querendo viajar de maneira confortável e luxuosa, o Japão oferece a opção de um ônibus de primeira classe. Esse ônibus faz o trajeto de Tóquio a Osaka (aproximadamente 500km). Dentro dele há apenas 11 assentos disponíveis, todos em forma de cabines privativas com poltronas extremamente confortáveis e reclináveis, simulando as primeiras classes de aviões ou trens, mas com muito mais privacidade.

 

Para entrar nesse ônibus é necessário retirar os sapatos e calçar os suriipas (para quem não sabe, são pantufas ou chinelos especiais para usar em casa). São ônibus reservados para empresários, e as passagens custam 20.000 ienes (aproximadamente 1028 reais), sendo bem mais caro do que as passagens de avião, trem bala e ônibus convencional.


E esse foi nosso post sobre transporte público no Japão!

Esperamos que tenham gostado! Até a próxima!



Referências:

https://www.japan.travel/pt/plan/getting-around/buses/#:~:text=Os%20%C3%B4nibus%20rodovi%C3%A1rios%20do%20Jap%C3%A3o,rodovi%C3%A1rias%20s%C3%A3o%20uma%20excelente%20op%C3%A7%C3%A3o.

 

https://www.youtube.com/watch?v=EFJ4Fz2obm0

 

 

 

https://coisasdojapao.com/2020/12/as-diferencas-entre-o-metro-no-japao-e-no-brasil/

https://www.youtube.com/watch?v=nSG5IkRA9BE

https://www.youtube.com/watch?v=ZT6H_XMDm7s

https://www.youtube.com/watch?v=EOmskE5uTm4

https://gogonihon.com/pt/blog/regras-etiqueta-trens-japoneses/

https://mundo-nipo.com/variedades/17/01/2020/a-precisao-do-metro-em-toquio/

https://www.tudosobretoquio.com/metro

https://coisasdojapao.com/2019/02/metro-do-japao-o-sistema-ferroviario-japones-e-suas-tecnicas-psicologicas/

https://www.vounajanela.com/japao/como-usar-o-metro-de-toquio/

https://www.brasileiraspelomundo.com/transporte-publico-no-japao-490988435

https://madeinjapan.com.br/guias-e-servicos/sistema-de-transporte-em-toquio/

https://gogonihon.com/pt/blog/utilizando-o-transporte-publico-no-japao/

https://www.youtube.com/watch?v=Gmh4azYfAIQ

https://www.youtube.com/watch?v=YWjIXX_ntR4

https://www.youtube.com/watch?v=U-a6NBczcKE

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